23 de abril de 2014

23 de Abril dia de Ogum e dia de São Jorge.



No dia 23 de abril a Igreja Católica reverencia São Jorge, um dos santos mais venerados por seus fiéis. Já na Umbanda esse dia é dedicado a Ogum o Orixá Guerreiro. Mas muitos Candomblecistas com passagem pela Umbanda também festejam Ogum nesta data. Já os Candomblés tradicionais festejam Ogum (em yorubá, Senhor da luta, Senhor da guerra) no mês de Junho. 
Em algumas ramificações do Candomblé e na Umbanda no sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a (São Jorge), o cultuado Santo Guerreiro da (religião Católica). Por isso, comemora-se o dia de Ogum no mesmo dia de São Jorge 23 de abril. 

Não é incomum que divindades de tradições religiosas Africanas sejam representados por Santos Católicos, já que no passado o culto aos Orixás era proibido no Brasil. Por isso, os negros escravizados passaram a associar muitos dos Orixás aos Santos Católicos, fenômeno cultural conhecido como sincretismo religioso. NOS TEMPOS ATUAIS NÃO EXISTE MAIS ESSA NECESSIDADE, POIS SOMOS LIVRES PARA CULTUARMOS OS NOSSOS ORIXÁS SEM CAMUFLAGEM. 

Ogum é uma divindade de origem Africana, Orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem e força. Aliás, em yorubá (grupo étnico linguístico da África Ocidental), Ogum significa guerra. Ogum é o Senhor dos caminhos, patrono da agricultura do povo Yorubá, por isso aqui no Brasil este Orixá representa a luta pela sobrevivência. 

Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca/foice, a ferradura e a enxada. É um Orixá associado à luta e também ao trabalho; protetor tanto dos militares quanto dos trabalhadores braçais (sobretudo os ferreiros) além de proteger também os maquinistas, motoristas, pilotos, engenheiros, mecânicos, lutadores de artes marciais, soldados e cirurgiões, já que o bisturi a ele pertence. Embora não seja um Orixá agrícola, Ogum tem uma conexão muito forte com o plantio e a colheita, porque foi ele quem fez as primeiras ferramentas utilizadas na agricultura, como a enxada e a foice.
Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na Umbanda), o azul, o branco e o verde (no Candomblé). Seu dia (terça-feira).
Significado da saudação a Ogum:
Ogunhê Meu Pai: “Salve o Senhor da Guerra”
Patakori Ogunhê: “Salve o Cortador de Cabeças”


Oração a Ogum.

Orixá, protetor, deus das lutas por um ideal. Abençoai-me, dai-me forças, fé e esperança.
Senhor Ogum, deus das guerras e das demandas, livrai-me dos empecilhos e dos meus inimigos.
Abençoai-me neste instante e sempre para que as forças do mal não me atinjam. 
Ogunhê, Cavaleiro Andante dos caminhos que percorremos. Patacori… Ogunhê… Ogum meu Pai, vencedor de demandas… 

Ogunhê meu pai!

Que assim seja!





O dia 23 de abril (dia de São Jorge) é comemorado em diversos países do mundo, como Portugal, Rússia, Bulgária, Canadá, Inglaterra, Etiópia e Brasil, é claro. No Rio de Janeiro, há comemorações específicas e é feriado estadual.
Em geral, as festas são marcadas por manifestações populares na rua, com a queima de fogos e desfiles. Algumas famílias e comunidades cristãs também preparam grandes refeições, como feijoadas. Também são realizadas missas e celebrações católicas nas igrejas.

História de São Jorge
Em torno do século III D.C, quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado chamado Jorge. Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal.

Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.

Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se contra aquela decisão, e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.

Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens. Indagado por um cônsul sobre a origem desta ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe  que era por causa da VERDADE. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O QUE É A VERDADE ?". Jorge respondeu: "A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade."

Como São Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. 

Jorge sempre respondia: "Não, imperador ! Eu sou servo de um Deus vivo ! Somente a Ele eu temerei e adorarei". E Deus, verdadeiramente, honrou a fé de seu servo Jorge, de modo que  muitas pessoas passaram a crer e confiar em Jesus por intermédio da pregação daquele jovem soldado romano. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303.

A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Seu culto se espalhou pelo Oriente e, por ocasião das Cruzadas, teve grande penetração no Ocidente.Verdadeiro guerreiro da fé, São Jorge venceu contra Satanás terríveis batalhas, por isso sua imagem mais conhecida é dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão. 

Com seu testemunho, este grande santo nos convida a seguirmos Jesus sem renunciar o bom combate.

Salve Jorge!

Oração a São Jorge

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

São Jorge Rogai por Nós.




17 de abril de 2014

Feliz Páscoa.


Desejo a todos uma Feliz Páscoa, que o real sentido da Páscoa renasça no coração de cada um de vocês, que Jesus esteja sempre presente em suas vidas, abençoando e iluminando seus caminhos.

Jesus  abençoe a todos!!!

Feliz Páscoa!!!

14 de abril de 2014

Cosagração do Baralho Cigano




Se você trabalha com alguma entidade cigana (ou outra energia), pode convidá-la a energizar e imantar  o seu Baralho Cigano.

Você também pode chamar pelo povo cigano, sem necessariamente dar nomes, ou apenas chamar por Sara Kali e pedir que ela imante e energize o seu baralho.


Uma forma simples de se fazer a consagração e que traz segurança para quem trabalha é colocar os 4 elementos e uma mesa (terra/fogo.água e ar) e pedir ao Povo Cigano do Astral, que em nome de Santa Sara Kali, purifiquem/limpem energizem e imantem o seu baralho.

O elemento terra pode ser um cristal ou uma pedra de rio.
O elemeto fogo a chama de uma vela que pode ser branca (ou você pode acender varias velas coloridas, fica a seu gosto, mas uma vela branca é o sificiente)
O elemento água um copo ou taça com água limpa.
O elemento ar será representado pelo incenso.

Passe cada carta do baralho por cada um dos elementos e diga: 

Pela força do sol, da lua e das estrelas e dos quatro elementos eu peço luz força e direcionamento para estas lâminas, que a partir de agora, se tornem ferramentas mágicas de luz. Que através dessas lâminas, eu (_Fulana(o)_) possa ser  um canal de comunicação entre o plano físico e o plano espiritual, a fim de levar direcionamento, conhecimento e elucidação a quem vier se consultar com essa ferramenta oracular.

Que assim seja e assim se faça!

Gratidão!Gratidão! Gratidão!

OBS: Pelo menos a cada 3 meses você deve limpar os seus baralhos na fumaça de um incenso de mirra/alecrim/canela/cravo/7 ou 21 ervas/ou outro de sua preferência. Deixe também  seu baralho receber a energia do sol e da lua por algumas horas, faça isso sempre no período da lua cheia. 



 

8 de abril de 2014

8 de Abril, Dia Internacional do Cigano.

Desde 8 de abril de 1971 é comemorado o Dia Internacional do Cigano, data que assinala o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nas redondezas de Londres. Foi feita uma celebração da cultura cigana com o objetivo de sensibilizar para as dificuldades e estigma social enfrentados por esta comunidade. Algumas décadas depois, a comunidade cigana ainda continua a ser um dos grupos minoritários mais excluídos e discriminados na Europa, nomeadamente no que diz respeito ao acesso a bens e serviços básicos, como a educação, saúde, habitação e trabalho. Estas condições obrigaram a um grande isolamento e distanciamento dos ciganos. Se por um lado este fato, levou à sua própria exclusão da sociedade civil , por outro, este isolamento ajudou a conservar e valorizar a sua cultura e identidade, nomeadamente na honra de valores como o culto da família, o respeito pelas pessoas mais velhas e a proteção das crianças.                                                                                 
(fonte: http://internacional.ipvc.pt/)

A todo povo Cigano, meu respeito carinho e admiração.
Que Santa Sara continue guiando e iluminado o caminho desse povo místico alegre e valente, que apesar de toda dificuldade imposta pela “sociedade”, encontra na vida, alegria amor e fé, e faz deste três elementos, sua razão de viver.

Salve o Povo Cigano!

Optcha!

Frância Alves.

7 de abril de 2014

Banho para atrair Paz e Harmonia.

Você vai precisar de:

3 Rosas brancas
Mel (para atrair o seu desejo)
1 vela branca (cor da paz)
1 pratinho branco (para acender a vela)
1 copo com água (para filtrar as energias)
1 incenso de alecrim (alecrim traz alegria e harmonia)

Em uma bacia coloque 2 litros de água e as pétalas das rosas, macere bastante, enquanto está macerando as pétalas, mentalize coisas positivas, a paz a harmonia e a felicidade chegando em sua vida.
Acrescente algumas gotinhas de mel para ajudar a atrair o seu desejo.
Cubra a bacia e deixe o banho descansar por cerca de 1 hora, depois coe o banho, as pétalas devolva para natureza.

Após o seu banho de higiene desepeje lentamente o banho de rosas do pescoço para baixo, deixe o banho agir por alguns minutos em seu corpo, depois pode se secar normalmente e de preferencia ponha uma roupa de cor clara.

Acenda a vela e coloque o copo com água ao lado, acenda o incenso de alecrim na chama da vela,  eleve seu pensamento ao plano superior e faça uma oração de acordo com sua crença.
Relaxe por alguns minutos.

Você sentirá uma sensação de paz e serenidade e atrairá a harmonia para sua vida.

Paz&Luz

*Este ritual pode ser feito em qualquer fase da lua.