1ª - Procure um local tranquilo para começar a rezar o terço.
Se tiver altar, acenda uma vela próximo aos seus santos de devoção.
Faça o sinal da cruz: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém".
*Se estiver rezando o terço por alguma situação em especial, diga: "Meu Senhor Deus, de profunda e absoluta misericórdia, inicio esta prece com toda a minha fé e devoção em favor da seguinte graça: (dizer a graça que deseja alcançar)".
2ª - Logo na cruz, reze o credo:
"Creio em Deus todo poderoso, Criador do céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém".
Na primeira conta, reze o Pai Nosso: "Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém".
3ª - As próximas 3 contas (elas estarão mais próximas), reze a Ave Maria: Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém".
Haverá mais uma conta, na qual deverá ser repetido o Pai Nosso.
A próxima conta não é uma conta propriamente dita: geralmente apresenta uma imagem de Nossa Senhora e Jesus. Neste ponto, reza-se a Salve Rainha: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrima. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém."
4ª - A partir do momento em que se inicia a rezar dentro do círculo do terço, é preciso obedecer à seguinte ordem: nas 10 contas que permanecem juntas, é necessário rezar por 10 vezes a Ave Maria. As contas que separam cada grupo de 10 contas sinalizam o Pai Nosso. Logo depois do Pai Nosso, reza-se a Glória ao Pai: "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém".
Encerra-se a oração do terço como no início, só invertendo a ordem, que ao final será: Salve Rainha, 1 Pai Nosso, 3 orações da Ave Maria, 1 Pai Nosso e encerra com o Credo.
Ao final, fazer o sinal da cruz.
Paz&Luz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante para o nosso blog, porém nem sempre poderemos responder de imediato.
Grata pela compreensão.
Namastê!