15 de março de 2015

Santos Orixás e outras divindades no mesmo altar, pode???

Uma leitora do blog  fez a seguinte pergunta: 

"Oi Francia, eu queria tirar uma dúvida contigo, é verdade que não se pode colocar imagens de orixás junto com santos ou outras imagens no mesmo altar? Uma amiga minha que é espirita me disse que pode haver choque de energias e isto pode trazer problemas pra vida da pessoa ao invés de solução. Eu tenho uma imagem de Iansã que ficava junto com a de nossa Senhora mas minha amiga disse pra eu fazer os atares separados. Você a poderia me dar alguma dica, desde já lhe agradeço pela atenção. Mariana."

Esta é também é a dúvida de muitas pessoas, por isso resolvi fazer este post baseada na minha própria experiência.

Eu sou devota de N.Senhora Aparecida  e de Iemanjá, entre outras, e venero cada uma conforme sua energia e elemento, uma minha Mãe Celestial e a outra minha Mãe Orixá, ambas minhas Mães Divinas, no meu altar não existe sincretismo, existe união de forças, e convivem harmonicamente todas as Energias de luz e força, meu Senhor e Mestre Jesus, N.Senhora, os Anjos e Arcanjos, Santos , Orixás e divindades Hindus e Orientais por quem tenho imenso carinho e devoção (Ganesha, Lakshmi, Kuan Yin e Buda) além da minha amada Energia Cigana (pois o sangue cigano corre nas minhas veias), Mãe Sara e meus amados Juan e Esmeralda.   
                
É óbvio que quando eu vou fazer algum ritual direcionado a uma determinada energia apenas a divindade correspondente aquele panteão será cultuada naquele ritual, não podememos por exemplo; juntar no mesmo ritual Ganesha e Yemanjá, são panteões diferentes, embora trabalhem em prol de um mesmo objetivo que é o bem do ser humano. Mas ficarem todos próximos no mesmo altar não há problema algum.


Qual é a minha religião? 
É a Fé o Respeito, o Amor e a Devoção.

Não existe nenhuma objeção em se ter no mesmo altar energias de Luz distintas, pois a Luz trabalha em prol de um único objetivo, O Bem e a Evolução do Ser!
Pode colocar sem medo no seu altar N.Senhora e  Iansã,  assim como Iemanjá, Santa Bárbara, S.Sara e outras, todas são energias de muita luz e vão agregar energia e força, jamais isto iria causar qualquer problema.


Namastê!


Fotos do meu Altar.
Representação das forças que reverencio e que me guardam!

*Está faltando S.Jorge, sua imagem está sendo restaurada.






































3 comentários:

  1. Mas perceba q mesmo sem querer vc alinhou cada campo energético em se pedaço. Não ficou tudo misturado...
    As energias trabalham juntas, com tudo cada uma possui a sua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Bjooo amiga!

      Então, realmente tem que ter organização, mas o que eu queria passar para as pessoas, é que esta ideia de que se colocar por ex: um Orixá no mesmo altar que uma outra divindade, o Orixá vai complicar sua vida. Isso não existe, onde já se viu gente, o Orixá fazer o mal a seu filho?
      Eu tenho um cuidado e um zelo muito grande com meu altar, tudo que faço é com amor, sou muito devota de N.Senhora, Iemanjá, S.Sara e Lakshmi, nunca tive problemas em estarem todas juntas.
      Até a vela de sete dias que eu acendo semanalmente é única, eu consagro a velas a todoas eles que estão no meu altar, obviamente quando eu faço algum ritual cuja energia solicitada é a de algum deles, a vela é direcionada apenas para ele, há de se ter o bom senso!

      Mas é isso amiga Dani, o que vai sempre prevalecer para o mundo espiritual é a intenção e o amor, o resto é coisa que o povo aqui em baixo inventa pra complicar.

      bjos

      Namastê!

      Excluir

Seu comentário é importante para o nosso blog, porém nem sempre poderemos responder de imediato.

Grata pela compreensão.

Namastê!