23 de fevereiro de 2014

Energia do Hexagrama (Símbolo do Canal e do Blog)


O Hexagrama (Estrela de Seis Pontas) é um símbolo que apresenta diversas interpretações e que está presente em várias manifestações religiosas. 
A Estrela de Seis Pontas é usada entre diferentes culturas, principalmente entre os esotéricos. 
De acordo com o tipo de seita, religião ou doutrina os Hexagramas (Estrelas de Seis Pontas) costumam variar de aspecto, mas mantêm sempre a base de seis pontas cujo significado comum representa proteção e união dos opostos.

No Hinduísmo, cada ângulo representa um deus da trindade: Brahma, Vishnu e Shiva, respectivamente, o Criador, Preservador e Destruidor.

Na Umbanda a Estrela de Seis Pontas é um símbolo potente que representa o macrocosmo (Deus, o Universo) em equilíbrio com o microcosmo (a raça humana, a Terra). 
O triangulo que aponta para cima é símbolo do elemento fogo e representa a aspiração de alcançar ou retornar ao Divino. 
O triangulo que aponta para baixo é símbolo do elemento água e significa o plano terreno. 
No encontro dos dois triângulos temos o centro do hexagrama e aí está o ponto onde o equilíbrio e a beleza são alcançados.

Para o Povo Cigano do Oriente a Estrela de Seis Pontas Megen David (Escudo de David) Simboliza proteção, é usada como um talismã contra os inimigos invisíveis e visíveis, é o símbolo dos grandes Chefes Ciganos, é o símbolo máximo assim como a Cruz é para o Cristianismo, representa a união entre os opostos, a conexão entre céu e terra, entre o masculino e o feminino cada ponta tem seu significado sendo eles: Misericórdia, Justiça, Bem, Verdade, Amor e Perdão (em sentido horário), Paz (centro).

Em hebraico, a expressão Estrela de Davi é "Magen David", que significa Escudo de Davi. 
A palavra magen significa escudo, broquel, defesa, governante, homem armado, escamas. 
O substantivo magen, refere-se a um objeto que proporciona cobertura e proteção ao corpo durante um combate. 
Por isso esse símbolo é para o Povo Cigano do Oriente referência de poder e proteção.