O Hexagrama (Estrela de Seis Pontas) é um símbolo que apresenta diversas interpretações e que está presente em várias manifestações religiosas.
A Estrela de Seis Pontas é usada entre diferentes culturas, principalmente entre os esotéricos.
De acordo com o tipo de seita, religião ou doutrina os Hexagramas (Estrelas de Seis Pontas) costumam variar de aspecto, mas mantêm sempre a base de seis pontas cujo significado comum representa proteção e união dos opostos.
No Hinduísmo, cada ângulo representa um deus da trindade: Brahma, Vishnu e Shiva, respectivamente, o Criador, Preservador e Destruidor.
Na Umbanda a Estrela de Seis Pontas é um símbolo potente que representa o macrocosmo (Deus, o Universo) em equilíbrio com o microcosmo (a raça humana, a Terra).
O triangulo que aponta para cima é símbolo do elemento fogo e representa a aspiração de alcançar ou retornar ao Divino.
O triangulo que aponta para baixo é símbolo do elemento água e significa o plano terreno.
No encontro dos dois triângulos temos o centro do hexagrama e aí está o ponto onde o equilíbrio e a beleza são alcançados.
Para o Povo Cigano do Oriente a Estrela de Seis Pontas Megen David (Escudo de David) Simboliza proteção, é usada como um talismã contra os inimigos invisíveis e visíveis, é o símbolo dos grandes Chefes Ciganos, é o símbolo máximo assim como a Cruz é para o Cristianismo, representa a união entre os opostos, a conexão entre céu e terra, entre o masculino e o feminino cada ponta tem seu significado sendo eles: Misericórdia, Justiça, Bem, Verdade, Amor e Perdão (em sentido horário), Paz (centro).
Em hebraico, a expressão Estrela de Davi é "Magen David", que significa Escudo de Davi.
A palavra magen significa escudo, broquel, defesa, governante, homem armado, escamas.
O substantivo magen, refere-se a um objeto que proporciona cobertura e proteção ao corpo durante um combate.
Por isso esse símbolo é para o Povo Cigano do Oriente referência de poder e proteção.